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5 dicas para ajudar pequenos negócios a vencer no digital

Mesmo com as diversas vantagens trazidas com o avanço da inovação, começar do zero um negócio continua sendo uma tarefa dantesca! A internet trouxe várias oportunidades, mas quem não souber navegar bem pelo oceano digital pode ficar facilmente à deriva e deixar a concorrência avançar (e muito) com ventos em popa.

A boa nova é que por meio do conhecimento aplicado ao meio digital, é possível ampliar as margens competitivas e de rendimento, gastando pouco e de maneira relativamente simples. A internet exibe uma lista em amplo crescimento de ferramentas gratuitas capazes de reduzir gastos e as chances de sucesso de qualquer negócio, mesmo os iniciantes.

A noção de que a inovação está disponível apenas às médias e grandes corporações vem caindo por água abaixo nos últimos anos. Atualmente há diversos recursos acessíveis a qualquer empresário, mas que muitos, de fato, ainda não conhecem. Por isso, listamos algumas soluções úteis e gratuitas para ajudar empreendedores que desejam obter sucesso com seus negócios em um mundo cada vez mais competitivo e tecnológico:

1. WhatsApp para negócios

Comprado em 2014 pelo Facebook, o WhatsApp se tornou a ferramenta de comunicação mais utilizada do Brasil. Segundo dados do website Statista.com, 98% dos usuários de smartphone no Brasil fazem uso do serviço de mensageria online.

Para donos de negócios, a ferramenta pode facilitar a interação com clientes e funcionários, através da troca rápida e simples de mensagens pelo app. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de evitar dores de cabeça.

Para um uso bem sucedido, se faz necessário ter agilidade com o WhatsApp. É preciso que dúvidas de consumidores feitas pelo app sejam respondidas de maneira rápida e cortês, considerando sempre o receptor de cada mensagem. O recurso de “listas de transmissão” é também uma ótima ideia para empresas e que simplifica o envio de mensagens em massa para uma mesma base de clientes pré-cadastrados.

Lançado em 2018, o WhatsApp Business – versão empresarial do serviço – expande as possibilidades do aplicativo para empresas, mas, em contrapartida, agrega custos. Com ela, é possível criar um perfil comercial para o negócio,organizar com dados mais concretos a clientela, bem como ter acesso a um arsenal maior de serviços de automação, como respostas automáticas e bots de autoatendimento.

2. Wave

Contabilidade é desafio para qualquer tamanho de empresa. Para torná-la mais fácil, a ferramenta Wave é uma boa pedida. Com ela, se é capaz de faturar, controlar despesas e receitas e realizar diversos outros esforços contábeis a partir de um app de celular ou pelo computador com acesso à internet.

Para muitos pequenos empresários, o Wave é atualmente o melhor software de contabilidade do mercado. Não só por sua qualidade, mas também por ter suas principais funcionalidades disponíveis gratuitamente para empresas com até 9 funcionários cadastrados na plataforma.

Entre seus principais recursos, a aplicação fornece conexão direta com sistemas bancários e de pagamento, além da geração de relatórios contábeis automáticos. Ele inclui todos os recursos básicos que uma ferramenta contábil deve ter e, apesar de não ser tão poderoso quanto às opções mais caras do mercado, sua interface e dinâmica de uso são simples e muito acessíveis.

Como fator limitante, o app demanda conexão com a internet para funcionar e a partir de um número maior de pessoas cadastradas em uma mesma organização, o aplicativo exige um plano de assinatura para funcionar.

3. Trustpilot

Com uma clientela cada vez mais exigente e atenta às experiências de outros consumidores, é essencial a qualquer negócio colher e analisar feedbacks e opiniões de compradores ou usuários de qualquer negócio. Antigamente, contudo, apenas grandes empresas eram capazes de pagar por institutos de pesquisas para a elaboração de pesquisas de opinião. A proposta da Trustpilot é tornar horizontal a realização de estudos junto aos clientes de qualquer organização.

Na sua versão gratuita, o serviço permite o envio online de 50 convites para acesso a instrumentos de coleta e avaliação de produtos ou serviços ofertados. Além disso, a ferramenta também permite o tratamento e análise dos dados coletados, tornando-os informação útil para a tomada de decisão e melhoria de diversos aspectos de uma marca. Ademais, a Trustpilot também opera como uma plataforma online de avaliação de diversos negócios, sejam eles online ou offline. Sendo assim, um bom negócio se destaca dos demais em pesquisas feitas por clientes em potencial que buscam pelas melhores empresas de um determinado setor ou segmento.

4. Google Apps

Para aqueles que desejam começar ou crescer seu negócio por meio da internet, alguns elementos e serviços básicos se tornam essenciais, como um site próprio, um domínio registrado, bem como um e-mail empresarial “nome@marca.com.br”, dentre vários outros. A internet há tempos não é mais um espaço para amadores e uma imagem sólida e profissional se faz necessária tanto quanto no mercado offline.

Buscando ofertar qualquer tipo de empresa, serviços empresariais básicos e de qualidade, o Google criou o Google Apps, um conjunto de apps criados para auxiliar a gestão de um negócio digital a partir de pouco ou quase nenhum investimento inicial.

Cada app do pacote funciona a partir da nuvem e permite que qualquer tipo de computador ou aparelho com internet possa acessá-los. Isso garante mobilidade para equipes de trabalho, algo cada vez mais importante em tempos de trabalho remoto e conectividade.

5. Google Trends

Não estando presente dentro do pacote do Google Apps, mas ainda muito importante, o serviço Google Trends funciona como um medidor de interesse de qualquer clientela ao demonstrar o aumento ou diminuição do volume de busca por um determinado termo no sites de busca do Google.

Com ele, um empresário é capaz de visualizar e saber exatamente quais as palavras as pessoas estão pesquisando no Google, além de conseguir comparar resultados de busca entre diferentes assuntos e palavras-chave. Desta forma, é possível entender ainda mais o comportamento de um público-alvo, conhecendo melhor o que eles estão procurando na web.

Bônus: Podcasts

Informação é poder e atualmente vence a corrida e qualquer mercado quem tem e sabe fazer melhor uso de seus próprios recursos. Entretanto, em uma rotina cada vez mais corrida, há pouco tempo para um empresário estudar ou pelo menos se manter informado sobre novidades ou avanços que ocorrem.

Ouvir a podcasts é uma excelente maneira de aprender e se manter bem por dentro das principais informações e opiniões de diferentes setores produtivos. Por ser uma mídia acessível e atraente atualmente, são vários os podcasts centrados no mundo dos negócios e voltados para empreendedores de pequeno, médio e grande porte.

Além disso, podcasts vêm ganhando cada vez mais destaque como uma valiosa ferramenta de relacionamento e aumento do alcance e credibilidade de uma marca. Ainda são poucos os exemplos de sucesso em nosso mercado, mas estes existem e estão em números crescentes desde o ano passado. Plataformas como Spotify, Deezer e da Apple trazem inúmeros podcasts sobre os mais diferentes tópicos, todos gratuitos. Ademais, aplicativos como o Anchor, além de servirem o mesmo cardápio de produções que os já citados, ainda permitem a qualquer pessoa criar seus próprios podcasts com facilidade.

*Autoria: professor Davi Rocha

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