INET

Benefícios do Ensino a Distância

O ensino a distância (EAD) é uma modalidade em ascensão no Brasil. Todo ano, milhares de novos cursos são reconhecidos pelo MEC e as matrículas em graduações a distância já passam de um milhão, de acordo com o último Censo do Ensino Superior.

Graças ao EAD, pessoas que antes não tinham condições de frequentar uma universidade de forma presencial podem obter um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC com o máximo de comodidade e o mínimo de deslocamentos. E essas são apenas duas das vantagens do ensino a distância.

1. Comodidade

Com o ensino a distância, é o aluno quem escolhe quando e onde estudar. Os conteúdos ficam disponíveis, via Internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana e não é necessário cumprir horários fixos para fazer a maioria das atividades.
Os cursos EAD também contam com bibliotecas virtuais, cujo acervo também fica acessível o tempo todo.

2. Economia de tempo

O fato de não precisar se deslocar até a faculdade todos os dias é um grande diferencial do EAD. O aluno pode acessar o conteúdo de onde estiver e nos horários mais convenientes para sua rotina.

Atividades de laboratório, provas e trabalhos finais são feitos presencialmente e estão previstos no calendário do curso.

3. Economia de dinheiro

Nos cursos EAD, as mensalidades costumam ser mais acessíveis do que as de cursos presenciais. Além disso, o aluno gasta menos com deslocamentos, alimentação fora de casa e até mesmo com materiais, pois boa parte da bibliografia pode ser consultada online.

4.Pedagogia Inovadora

Sentar em uma sala de aula e ouvir o professor falar está virando coisa do passado. Graças às novas tecnologias de comunicação, os alunos de cursos EAD contam com uma série de ferramentas de apoio à aprendizagem e podem interagir com o professor, colegas e tutores por meio de fóruns, chats, videoconferências, simulações e exercícios online.

Uma das preocupações de quem elabora cursos a distância é garantir que o aluno permaneça conectado pelo tempo necessário para assimilar os conteúdos. Por isso, são criadas novas formas de apresentação e interação que facilitam a aprendizagem de forma lúdica e eficaz, prendendo a atenção do estudante.

5. Interação

Engana-se quem pensa que no EAD o aluno estuda o tempo todo isolado. Uma parte importante da aprendizagem acontece justamente na interação com professores, colegas e tutores, uma prática bastante estimulada nos cursos a distância.

Pessoas mais tímidas, que nem sempre se sentem à vontade para expressar suas dúvidas e opiniões, encontram no ambiente EAD um espaço livre para fazer suas contribuições.

6. Inclusão

O ensino a distância tem se mostrado uma poderosa ferramenta de inclusão e de acesso à educação de qualidade. Pessoas que, por algum motivo, não podem frequentar cursos presenciais se beneficiam do EAD.

Um dos critérios que o MEC leva em consideração ao autorizar instituições e cursos a distância é a garantia de acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência. O número de vagas oferecidas e a quantidade e localização dos polos de apoio presencial também são avaliados.

Para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades, como um trabalho em tempo integral ou os cuidados com a família, o EAD é uma alternativa bastante interessante.

7. Reconhecimento

As universidades que pretendem oferecer cursos EAD passam por um rigoroso controle do Ministério da Educação (MEC). São avaliados quesitos como a titulação dos professores, a grade curricular, os recursos didático-pedagógicos, a infraestrutura física dos polos de apoio e a infraestrutura tecnológica dos sistemas de comunicação utilizados.

Os cursos EAD passam também pelas mesmas avaliações que os cursos presenciais por parte do MEC.

Ao obter um diploma de nível superior em curso a distância reconhecido pelo MEC, o aluno tem a garantia de que o documento é válido em todo o território nacional, seja para procurar um emprego, prestar concurso público ou continuar seus estudos em uma pós-graduação.

8. Disciplina

Organização e disciplina acabam sendo ?efeitos colaterais? de quem faz um curso EAD. Sem um horário fixo a cumprir, o aluno se organiza para assistir às aulas e fazer as atividades da semana. Ele é estimulado a seguir seu próprio ritmo e desenvolve também o senso de disciplina e autonomia, características bastante valorizadas no mercado de trabalho.

 

Fonte: EAD

 

 

Fale Conosco!
Pular para o conteúdo