INET

Conheça as profissões que estarão aquecidas em 2023

Para quem pretende ocupar as melhores posições em 2023 a dica é dar um upgrade no currículo com cursos e especializações que podem representar um diferencial na hora de conquistar a tão sonhada vaga.

Segundo o Guia Salarial feito pela consultoria Robert Half, publicado na Você S/A, metade das empresas desejam abrir novas vagas no próximo ano. Ou seja, o mercado de trabalho estará mais receptivo, então é hora de aproveitar!

Em relação às profissões em alta, setores ligados à finança, tecnologia, marketing, entre outros, estarão aquecidos! Administração, marketing digital e direito internacional ganham destaque!

Confira, a seguir, as áreas em destaque no próximo ano e alguns cursos que podem te ajudar a alcançar os melhores salários.

Vale ressaltar que essa pesquisa foi idealizada em conjunto com a  www.mustedu.com, com colaboração da presidente Giulianna Carbonari Meneguelo e também da Vanessa Moura responsável pela área de conteúdo.

Finanças

Em 2021, a contratação de profissionais com experiência em controle de custos, planejamento e processos contábeis subiu 50% na comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados da consultoria de recrutamento PageGroup. A justificativa está na necessidade das empresas de rever os orçamentos para driblar a crise.

Por isso, especialistas em finanças ganham mais destaque em 2023. Para se especializar, invista em um bom programa de mestrado em administração ou negócios e inovação.

Tecnologia

O setor da tecnologia continua em alta e ainda há uma certa carência de profissionais qualificados. Todos os cargos ligados à área, como tecnologia da informação (TI), por exemplo, estarão entre as carreiras com maiores médias salariais. 

Com o avanço das tecnologias, surge novas oportunidades também para o profissional de ensino, que precisa se modernizar e saber tirar partido das tecnologias disponíveis para o novo processo de aprendizagem.  

De acordo com um estudo elaborado pelo Censo da Educação Superior, de 2010 a 2020, seis em cada dez professores se formaram via EAD (Ensino a Distância) na rede privada. Entre os professores, 61,1% dos formados concluiu a graduação a distância. As novas metodologias do ensino on-line exigem que o professor saia da zona de conforto e acompanhe essa evolução. Por isso, atualmente, há programas de mestrado voltados para tecnologia da educação, que visa preparar o profissional de ensino para os novos desafios do EAD.

Jurídico 

A área jurídica vem acompanhando as novas demandas do mercado de trabalho. 

Segundo informações divulgadas pela Forbes, à medida que mudanças legislativas são realizadas, bem como alterações na dinâmica social, torna-se necessário que os advogados e juízes se aprofundem em novas áreas de especialização. Por isso, o ideal é buscar formações técnicas que contemplem as peculiaridades da legislação, como o Direito Digital, por exemplo, que ganha mais força em 2023 com o crescente uso de aplicativos, fraudes digitais, e com a Lei Geral de Proteção de Dados. 

Outro segmento jurídico que ganha destaque, com o mercado de aquisições e fusões em alta, é o Direito Empresarial. 

De acordo com uma pesquisa da OAB, o Brasil ocupa a segunda posição no número de mais advogados a cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para os Estados Unidos. E são os que buscam por alguma diferenciação que conseguem se destacar mais. 

Segundo uma pesquisa da Catho, empresa de recrutamento e seleção, a área de Direito Internacional também ganha relevância nesse contexto. Este setor consegue juntar várias esferas tradicionais de atuação, tais como o direito penal, de família e o tributário, além de muitas outras como a imigração e contratos internacionais. Ou seja, são inúmeras possibilidades de atuação voltadas para o contexto internacional.

Neste cenário, um curso voltado para estudos jurídicos com ênfase em direito internacional, por exemplo, é uma ótima pedida, pois dará base ao advogado para analisar diferentes formas de resolução de conflitos, de caráter internacional, além de desenvolver maneiras inovadoras de obter clientes.

Vendas e Marketing

Profissionais das áreas de vendas e negócios estarão cada vez mais em evidência, especialmente os que são responsáveis por estratégias de marketing digital e que estudam as principais tendências de mercado.

Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil, a publicidade digital nacional movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022. Os números indicam um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Portanto, cursos voltados para marketing digital e negócios são indicados para ajudar a alavancar a carreira nessas áreas. 

Gestão em saúde

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e surgiram novas ocupações, principalmente depois da pandemia. No setor da saúde, um profissional com domínio clínico e que entende também de gestão acaba se destacando mais. 

De acordo com o Relatório do Futuro do Trabalho, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) no último trimestre de 2020, algumas habilidades em alta no mercado são pensamento analítico, aprendizagem ativa, resolução de problemas e pensamento crítico. Em outras palavras, os profissionais que investem em habilidades técnicas e nas chamadas soft skills tendem a estar mais preparados para cargos importantes e desafios profissionais. Alcançar o sucesso na gestão de um hospital ou uma clínica, portanto, é uma tarefa de grande responsabilidade, que requer muitas habilidades para lidar com questões inerentes ao setor. Além de ser experiente em saúde, o profissional que deseja chegar à diretoria de um hospital precisa entender também de administração, entre outras áreas afins. Diante disso, buscar qualificação por meio de cursos voltados para gestão da saúde pode fazer a diferença.

E você, já está ocupando seu lugar de destaque em uma destas profissões que estarão em alta em 2023?

FONTE: Diário de São Paulo

Fale Conosco!
Pular para o conteúdo