O Censo da Educação Superior de 2022, parceria do Ministério da Educação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou que um em cada cinco jovens não frequenta nem concluiu o Ensino Médio.
Essa faixa etária é compreendida dos 18 a 24 anos e representa 21,2% dos que responderam à pesquisa. A maioria, 43,4%, não frequenta o Ensino Superior, mas terminou os estudos no Ensino Médio.
Os que estudam a nível superior são 20,2%, enquanto 1,2% frequenta aulas do Ensino Fundamental.
Aumento no ensino a distância
O Censo notou o aumento de 21% de cursos de graduação a distância entre 2021 e 2022. De 2018 até o ano passado, houve 42% mais demanda por estudos remotos.
Camilo Santana, ministro da Educação, disse que o crescimento do ensino a distância é “alarmante e desafiador”, e atribuiu à pandemia da covid-19 a maior adesão às aulas remotas. “É surpreendente o crescimento que ocorreu no período. O papel do MEC é coordenar isso, regular isso, exige um sinal amarelo, se não um sinal vermelho, para tomar medidas importantes nesse cenário”, falou.
Em cursos presenciais, houve estabilidade no número de vagas ofertadas.
Na coletiva, o ministro defendeu que certas formações, como em enfermagem, não podem ser realizadas no modelo remoto ou híbrido. “O ensino a distância é importante, mas queremos prezar pela qualidade, e depois avaliar no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes]”, disse.
Fonte: Metrópoles